Usinagem: Processos de Fabricação

Usinagem: Processos de Fabricação

A usinagem tornou-se um importante processo presente em diversos setores industriais por conta de seu baixo custo e flexibilidade de produção. Seu processo de fabricação parte de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir, da qual é removido material com auxílio de uma ferramenta de corte, produzindo-se cavaco para obter uma nova peça com as formas e dimensões desejadas.

Principais Processos

Atualmente, os principais processos de usinagem podem ser classificadas em:

Aplainamento

O aplainamento consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento são realizadas com o emprego de ferramentas que têm apenas uma aresta cortante que retira o sobremetal com movimento linear. É uma operação de desbaste. Por isso, e dependendo do tipo de peça que está sendo fabricada.

Torneamento

Este processo baseia-se no movimento da peça em torno de seu próprio eixo. É uma operação de usinagem, que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.

Fresamento (Fresagem)

Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando, usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. Os dentes ou estriados ou filetes são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feita por uma ferramenta de corte chamada de Caracol.

Furação

A Furação é a operação de usinagem que tem por objetivo abrir, alargar ou acabar furos em peças. Os furos podem ser produzidos em dimensões que variam desde poucos milímetros até vários centímetros de diâmetro.

Brochamento

Brochamento consiste em remover material da superfície de uma peça, de forma progressiva, pela ação ordenada dos fios de corte, dispostos em série, de ferramentas multicortantes. Essas ferramentas, que se deslocam segundo uma trajetória retilínea, chamam-se brochas, e a máquina que realiza a operação é a brochadeira ou brochadora. A brocha é feita de aço, provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais.

Eletroerosão

eletroerosão é um processo de usinagem especial, em que o desbaste de material não é obtido pelo contato mecânico entre uma ferramenta de corte e a peça de trabalho, mas pela ação de descargas de capacitores elétricos. Essas descargas são dadas em diversos pontos de um eletrodo e progressivamente formam uma cavidade idêntica a ele;, porém, de forma negativa.

Geralmente, as ferramentas utilizadas (eletrodos) são de materiais condutores como cobre ou grafite, usinados no formato desejado.

Usinagem de Precisão

usinagem começou em tempos remotos, com processos totalmente manuais e, hoje em dia, evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão. É o caso das chamadas CNC, máquinas que funcionam com comando numérico computadorizado e que possuem uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron.

Cada mícron equivale a dividir 1 milímetro por 1000, ou seja, 0,001 milímetro. Como forma de comparação, temos o grão de areia normal, que possui entre 200 e 500 micra e os filtros que, na sua grande maioria, trabalham com retenção entre 5 e 25 micra). É por isso que, hoje, chamamos esse processo de Usinagem de Precisão.

Usinagem de Peças com a CCV

A CCV Industrial é uma empresa localizada no munícipio de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que desde 2013 dedica-se ao mercado de usinagem de peças em geral, oferecendo serviços de excelência aos consumidores. Além disso, conta com o auxílio de profissionais qualificados e a certificação ISO 9001, garantindo a utilização do melhor em qualidade e matéria-prima para a fabricação de peças agrícolas.

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas.

Posts Similares