A importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil

A indústria é responsável por extrair matéria-prima e produzir todos os insumos que consumimos no dia a dia. Mais de 90% dos brasileiros consideram que ela tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Quando um país é industrializado, ele passa a ter uma economia mais equilibrada. Isso porque quanto maior é o investimento nessa área, maior será a produção. Assim, gera mais empregos, renda e incentivando o consumo, reiniciando este ciclo.

Veja o grau de importância da indústria para o país, na opinião dos brasileiros: gera empregos, impulsiona o crescimento da economia, melhora o padrão de vida das pessoas, contribuem para o desenvolvimento de tecnologia, reduz a desigualdade, além de ser importante para as exportações.

A indústria do ramo Metal-Mecânico surgiu na Primeira Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, na Inglaterra. Um dos seus diferenciais é o fato de utilizar a força humana, máquinas e energia para operar. É importante destacar que a indústria também é conhecida como setor secundário. Sendo que o setor primário é a agricultura, e o terciário, o comércio.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

O elemento principal da produção agrícola é o homem. Por meio da mecanização agrícola, as condições de trabalho dos agricultores se tornaram mais satisfatórias. O trabalho no campo pode ser bem desgastante, principalmente por conta da natureza braçal e ampla exposição a condições climáticas nocivas, como temperaturas extremas, radiação solar, entre outros.

Os implementos agrícolas muniram o trabalhador do campo de ferramentas e equipamentos capazes de protegê-lo contra esses agentes nocivos. Tratores, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) usinagem de precisão, ferramentas motorizadas e outros componentes são projetados para não só resguardar sua integridade física, mas também para prover maior conforto.

Hoje, já é possível encontrar no mercado cabines climatizadas e sistemas de automação pneumática que pilotam o veículo automaticamente por meio de sistemas de GPS, reduzindo a necessidade de intervenção contínua do operador. Esses melhoramentos sem dúvida garantem maior produtividade e qualidade de vida ao trabalhador rural.

A CCV oferece soluções de usinagem de precisão, na fabricação de componentes metálicos e não metálicos, para indústria da transmissão mecânica, automação, agrícola, construção civil e ferramentas motorizadas portáteis.  Além da prestação de serviços de manutenção mecânica, em componentes mecânicos de máquinas para indústrias.

Posts Similares