Usinagem de Peças Agrícolas

Usinagem de Peças Agrícolas

Segundo a norma Din 8580, entende-se por usinagem de peças: “todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco, sendo possível, dessa forma, dar formatação a peças de maneira eficiente e em grandes quantidades”. Ou seja, trata-se da utilização de técnicas variadas para a transformação industrial dos metais, dando início ao processo que realizará uma intensa operação de eliminação e modificação a matéria bruta, conferindo formato ideal para determinada função. Assim, ao ganharem novo formato e acabamento, se converterão em peças para maquinários dos mais variados setores industriais, dentre eles, o agrícola.

Para o que serve?

A usinagem de peças agrícolas, tornou-se um dos serviços mais populares no setor da usinagem, sendo reconhecido por sua eficiência e praticidade. Permite a fabricação de peças técnicas utilizadas para implemento agrícola, feitas conforme elevados padrões. Assim, como a usinagem comum, pode realizar a produção de peças seriadas em curto período de tempo, ofertando economia significativa e métodos de usinagem que garantirão um melhor acabamento.

Para executar a usinagem peças agrícolas é preciso um desenho mecânico que contenha todas as informações necessárias para criação da peça em questão, depois disso é possível verificar toda a geometria da peça e realizar o processo de usinagem com eficiência.

Fabricação de peças técnicas com a usinagem de peças agrícolas

Na área de usinagem de peças agrícolas, geralmente, fabricam-se: engrenagens, buchas, eixos, bombas de óleos, tubos e dutos, cabeçotes e etc. Podem, tais peças, ser fabricadas em materiais metálicos ferrosos e não ferrosos. Também, é preciso levar em consideração a necessidade de cada produto e escolher o método de usinagem mais adequado, classificados como convencionais e não-convencionais:

Convencionais

    • Torneamento:
      • Os

    tornos são máquinas pesadas com variáveis possuindo uma ferramenta de corte estacionária e uma peça rotativa. Esse processo de usinagem é normalmente chamado ou conhecido como torneamento. A peça de trabalho é presa ao torno, outra ferramenta de corte gira enquanto está sendo pressionada contra a peça. A força de rotação da ferramenta de corte do torno permite que a máquina retire o material da peça de trabalho, reduzindo seu tamanho ao mesmo tempo, que altera a sua forma.

    • Fresamento:
      • Em um torno, a peça de trabalho gira contra uma ferramenta de corte que está estacionada. Em uma

    fresadora, a ferramenta de corte gira contra uma peça de trabalho estacionária. Além disso, a maioria das fresadoras não usa uma única ferramenta de corte de lâmina, elas possuem ferramenta de corte com várias lâminas capazes de remover uma quantidade ainda maior de material da peça de trabalho do que a da ferramenta de corte do torno, que geralmente possui uma lâmina simples.

    • Retificação:
    Na retificação a ferramenta remove material da peça por ação de grãos abrasivos. Os gumes que retiram material da peça estão nestes grãos e não possuem geometria bem definida. A ferramenta gira em torno de seu próprio eixo, também podendo executar movimento de translação. A peça a usinar também pode ser movimentada. O processo é de alta precisão dimensional e proporciona grau de acabamento superior (polimento).

Não-Convencionais​

    • Jato Abrasivo:
    O jato abrasivo ou muitas vezes simplesmente jateamento ou decapagem mecânica é uma operação de tratamento de superfícies que consiste em propulsionar um fluxo de material abrasivo contra uma superfície em alta velocidade, de maneira a erodir uma superfície, tornar rugosa uma superfície lisa, dar formas a uma superfície, remover os contaminantes de uma superfície contaminantes ou martelar uma superfície metálica. O meio propulsor mais usado é o ar comprimido.
    • Tratamento Térmico:
    O tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidas as peças fundidas, sob condições controladas de tempo, temperatura e atmosfera, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir características distintas.
    • Eletroerosão:
    A eletroerosão é um processo dentro da usinagem que envolve a ação de descargas elétricas. Ou seja, para fabricar uma peça manufaturada, são usados capacitores que realizam descargas elétricas sobre o material.

Benefícios

Para um processo de maior precisão e realizar um atendimento mais efetivo das numerosas demandas, passou-se a utilizar um método conhecido como usinagem CNC (Comando Número Computadorizado). Além de uma maior produtividade, é possível ter controle simultâneo de diversos eixos. Consequentemente, eliminando diferenças milimétricas, trazendo um maior padrão de acabamento à peça final, maior segurança e tempo de duração.

A escolha de uma empresa de excelência para a usinagem de peças agrícolas, assegurará que seus equipamentos e maquinários terão um funcionamento otimizado e de qualidade por muito mais tempo. Outro bônus, será maior produtividade no campo e diferença positiva no lucro.

A usinagem tem colaborado com o crescimento de parte relativa do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, pois, nos últimos anos, o agronegócio tornou-se uma das atividades mais expansivas e lucrativas em nosso país.

Usinagem de Peças com a CCV Industrial

A CCV Industrial é uma empresa localizada no munícipio de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que desde 2013 dedica-se ao mercado de usinagem de peças em geral, oferecendo serviços de excelência aos consumidores. Além disso, conta com o auxílio de profissionais qualificados e a certificação ISO 9001, garantindo a utilização do melhor em qualidade e matéria-prima para a fabricação de peças agrícolas.

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas.

Posts Similares